Telhado com madeira Pequi

Madeira Pequi é resistente?

Sim, a madeira pequi é resistente. Essa madeira de lei Dourada possui mais resistência do que outras matérias-primas típicas (madeira Paraju, por exemplo) para telhados, pergolados e estruturas de decks, graças à superior média de dureza Janka – uma unidade de medida para troncos.

Por ser superior do que madeiras Paraju em características técnicas a qualquer uso praticamente, cada vez mais arquitetos (as) e marceneiros (as) optam por madeiras pequi para garantir a qualidade do trabalho, um produto natural de luxo.

Telhado com madeira pequi
Telhado com madeira pequi

De onde vem a madeira pequi Dourada também conhecida como Pequi preta?

Popular pelos nomes de piquiá e pequiá, ela é extraída das árvores Pequi (da família Caryocaraceae e do gênero Caryocar villosum), uma das mais notáveis na região amazônica, embora também exista em quantidades menores nas áreas nordestinas brasileiras.

A pequi se desenvolve muito melhor nas matas de terra firme e pode alcançar incríveis 42 metros de altura, embora grande parte no Brasil tenha uma média de 30 metros, aproximadamente, com até 1.90 metro de diâmetro no poderoso tronco grosso hiper-resistente.

Estrutura de pequi para decks Cumaru
Estrutura de pequi para decks Cumaru

Por que madeira pequi é resistente e a melhor escolha?

A resistência da madeira pequi Dourada (pyki, em tupi-guarani), popularmente conhecida como Pequi Preto se justifica em virtude dos altos níveis de densidade equivalente em 0.95 g/cm3. Tronco enorme, um material consistente, poroso, sem sabor ou odor.

As características naturais na madeira pesada pequi garantem uma durabilidade acima da média, inclusive em comparação com Paraju ou outras produções legais das florestas brasileiras.

A estrutura por dentro e fora apresenta uma resistência inclusive aos ataques de fungos, cupins e outros tipos de percevejos.

Dessa forma você pode instalar na estrutura do deck ou dos telhados sem receio de apodrecimento pelas intempéries climáticas. Não há necessidade de excessos nos cuidados com manutenção. É possível usufruir das vantagens da madeira Pequi por mais de 1 século, facilmente.

Marceneiros de mão cheia fazem questão de realizar trabalhos com pequi pelo excelente aceitamento da matéria-prima nos trabalhos de polimento, pintura ou aplicação do verniz.

Pergolado com madeira pequi
Pergolado com madeira pequi

Madeira pequi é mais qualidade nas estruturas externas

Se você leu o texto até aqui percebeu na prática que a qualidade da madeira Pequi é evidente.

A excelência na resistência aliada com a versatilidade nos trabalhos em marcenarias e a beleza estética tropical fazem da pequi uma opção que se destaca nos decks e telhados, das decorações luxuosas / rústicas nos ambientes campais ou metropolitanos.

As bordas nas curvas e a variação nos desenhos naturais formam a garantia de sucesso pelo visual singular ao projeto decorativo no pergolado de primeiro mundo.

Se você faz questão de algo diferenciado que oferece beleza no lado estético e resistência nos aspectos técnicos a sua escolha só pode ser madeira pequi.

Você sabia?

Você sabia que a árvore do tipo pequi além de gerar a madeira de lei valiosa no mercado com qualidade nobre origina frutos espinhosos que podem ser consumidos na dieta humana depois de serem cozidos?

Mesa com madeira Pequi.
Mesa com madeira Pequi.

Madeira Pequi: Luxo sem perder a majestade rústica dentro de casa

A versatilidade na pequi é tamanha que você pode usar a madeira tanto dentro como fora das propriedades pequenas, médias ou grandes.

Não é difícil perceber fotos das celebridades que correm nas redes sociais em que existe a imagem de mesas de jantar rústicas de Pequi, com tons pretos que geram uma harmonia perfeita junto aos outros elementos formadores do conjunto decorativo.

Uma mesa pequi combina tanto com móveis de panos ou couro como também aos compostos por madeiras diversas. Até o lavabo do banheiro pode ter essa matéria-prima.

Estrutura de telhado com madeira pequi.
Madeira pequi tem mais superioridade do que a madeira Jatoba

Onde a madeira pequi preta pode ser usada?

Flexibilidade, essa palavra representa muito bem a madeira pequi preta. São muitos os produtos nos quais ela é útil na composição:

  • Estrutura para decks
  • Pergolado
  • Telhados
  • Pisos
  • Mesas de jantar
  • Mesas de centro
  • Mesas de trabalho
  • Forros
  • Bancadas
  • Externas de construção civil
  • Prateleiras
  • Produtos de construção naval
  • Caibros
  • Vigas
  • Mourões
  • Estacas
  • Postes
  • Dormentes
  • Fabricação de esculturas
  • Carrocerias

Madeira pequi preta superior a madeira Jatoba é o que você precisa na finalidade de garantir a estabilidade necessária aos seus decks Ipê e Cumaru durarem muitos anos em uma qualitativa estrutura reta, que glorifica a estética paisagística de exteriores.

Para terminar considere essa informação muito importante: Por ser uma madeira resistente a pequi é muito procurada pela pirataria.

Portanto, pelo bem da natureza brasileira compre produtos de madeira pequi de lei certificada conforme as rigorosas regras do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).