Pergolado de luxo com madeira pequiá

Características da madeira Pequiá: Por que é a melhor para estruturas maciças?

Hoje vamos conhecer algumas características da madeira Pequiá. Você aprenderá as razões de essa matéria-prima valiosa ser a preferida no mercado para estruturas de telhados, pergolados ou decks.

A maior parte da madeira de lei maciça Pequiá vem lá do Amazonas, só algumas estão em outras regiões brasileiras e autorizadas a serem exploradas conforme determinações legais do IBAMA.

Essa é uma arvore com tronco grosso, onipresente nas áreas naturais brasileiras, majestosa por natureza, composta de fibras fortes, resistentes a insetos naturalmente, fácil de ser submetida a tratamentos específicos da indústria madeireira.

Abaixo veja as respostas de 10 perguntas que no total ressumem as características da madeira Pequiá e os benefícios do uso em barrotes maciços madeirados.

Árvore pequi
Árvore Pequiá

1# Quais são os diferentes nomes da madeira Pequiá?

As madeiras Pequiá são conhecidas dentro e fora do Brasil em virtude da resistência superior. Essa popularidade de níveis globais faz com que essa árvore tenha diversas denominações diferentes. Os principais nomes são:

  • Madeira Pequiá
  • Madeira Pequi
  • Madeira Pequi Dourado
  • Madeira Pequi Preto

2# Para que serve a madeira Pequiá?

No ponto de vista do mercado arquitetônico, madeiras Pequiá são as melhores da Terra para bases e estruturas de construções pesadas de madeira maciça como: Telhados, pergolados ou barrotes para decks.

Se considerar a principal unidade de medida das madeiras de lei, a dureza Janka, Pequiá é superior em dureza e resistência ao comparar com outras madeiras clássicas do solo brasileiro: Jatobá, Massaranduba, Paraju ou qualquer outro exemplo.  

Pequiá e muito visada em níveis mercadológicos pelas seguintes características técnicas:

  • Durabilidade acima de 1 século
  • Estrutura lisa
  • Poucos furos
  • Poucos vincos
  • Resistência a insetos ou fungos
  • Flexibilidade de uso

3# Pequiá pode ter quanto de diâmetro?

São quase 50 metros de altura máxima e 5 metros de diâmetro máximo em um tronco com grossura impressionante. Na floresta serve como um abrigo seguro a animais voadores. Gera frutos comestíveis.

A média geral nacional é de 40 metros na altura e 2 metros no diâmetro.

Telhado de madeira maciça
Com Pequiá na composição o telhado fica livre de insetos

4# Por que madeira Pequiá é resistente a insetos xilófagos?

As fortes fibras estabelecidas em diferentes sentidos junto com a elevada densidade de quase 0.90g/xm³ são as principais razões que explicam os excelentes níveis de resistência nos troncos Pequiá, uma autêntica madeira de lei maciça brasileira.

Besouros, vespas, cupins, fungos e outros organismos não se sentem atraídos pelo material natural. Isso significa mais segurança e menos custos ao longo prazo com manutenção de estruturas para pergolado, telhado ou decks Cumaru e Ipê.

5# Madeira Pequiá tem qual cor?

Essa madeira imputrescível (que não apodrece) está em alta no mercado industrial. Os tons que podem ter de amarelo-pardo a até bege escuro geram uma tonalidade única, capaz de singularizar a proposta decorativa com as autênticas cores da natureza selvagem.

6# Qual a grossura da madeira Pequiá?

Manejadores legais já encontraram árvores Pequiá com até 15mm de espessura na casca grossa, embora no Brasil a média seja de 10mm, aproximadamente.

Telhado pequia
Com madeira Pequi o telhado pode virar uma obra de arte

7# Por que Pequiá é a madeira com mais qualidade?

As principais características da madeira Pequiá estão em versatilidade e beleza estética impressionante de verdade.

As variáveis bordas curvas se juntam aos desenhos de mandala nos veios para garantir um encanto visual espetacular, inclusive ao considerar que tal matéria-prima pode receber tingimentos e verniz facilmente.

Os furos e vincos de chapas livres geradas pelo tronco único explicam a razão de a madeira Pequiá ser superior como estrutura para aguentar bastante peso sem envergar.

Essa madeira pode ser utilizada em bases para diferentes produtos. Exemplos:

  • Pergolado
  • Deck Cumaru
  • Deck Ipê
  • Telhados
  • Esculturas
  • Bancadas
  • Prateleira
  • Mesas
  • Aparadores

8# Por que usar estruturas de madeira Pequiá?

O uso de Pequiá é uma forma de você garantir a segurança das construções e pessoas.

Exemplificando: Um deck Ipê requer uma estrutura Pequiá para não envergar ou quebrar nos próximos 100 anos, pelo menos, sem exagero de custos ou tempo para a manutenção preventiva por ser resistente naturalmente.

Além de versáteis, barrotes Pequiá são simples de pintar ou lixar. Também se trata de uma solução sustentável porque ao ser descartada não denigre o meio ambiente.

Uma vez que a resistência é superior você não terá que se preocupar com a constante troca de barrotes, tendo a disposição um material que combina fácil junto a diferentes propostas decorativas.

Pergolado com pequi
Pergolado de Pequiá é o mais resistente do mundo.

9# Quando a madeira Pequi entrou na moda?

Há centenas de anos nativos usam esse tronco para construir coisas pequenas, médias ou grandes.

Contudo, se considerar o mundo pós-moderno a tendência de usar Pequi como estrutura resistente e decorativa retornou por volta de 2008, quando as principais revistas de arquitetura enfocaram esse material nobre em áreas de luxo rústico.

10# Como comprar madeiras Pequi para estruturas?

Você não pode ver a primeira promoção que encontrar na internet, comprar mais barato e pronto. Lembre-se de que ao quitar pelo metro quadrado muito abaixo dos preços de mercado há grandes chances de o consumidor levar algo pirata ou ilegal.

A madeira maciça Pequiá utilizada para construir os produtos precisa da certificação do IBAMA, via DOF (Documento de Origem Florestal), o que garante que as práticas do manejo sustentável foram realizadas conforme a legalidade.

Enfim, ao considerar as 10 respostas acima você pode entender o porquê de características da madeira Pequiá serem as melhores para estruturas maciças.