Hoje vamos conhecer algumas características da madeira Pequiá. Você aprenderá as razões de essa matéria-prima valiosa ser a preferida no mercado para estruturas de telhados, pergolados ou decks.
A maior parte da madeira de lei maciça Pequiá vem lá do Amazonas, só algumas estão em outras regiões brasileiras e autorizadas a serem exploradas conforme determinações legais do IBAMA.
Essa é uma arvore com tronco grosso, onipresente nas áreas naturais brasileiras, majestosa por natureza, composta de fibras fortes, resistentes a insetos naturalmente, fácil de ser submetida a tratamentos específicos da indústria madeireira.
Abaixo veja as respostas de 10 perguntas que no total ressumem as características da madeira Pequiá e os benefícios do uso em barrotes maciços madeirados.
1# Quais são os diferentes nomes da madeira Pequiá?
As madeiras Pequiá são conhecidas dentro e fora do Brasil em virtude da resistência superior. Essa popularidade de níveis globais faz com que essa árvore tenha diversas denominações diferentes. Os principais nomes são:
- Madeira Pequiá
- Madeira Pequi
- Madeira Pequi Dourado
- Madeira Pequi Preto
2# Para que serve a madeira Pequiá?
No ponto de vista do mercado arquitetônico, madeiras Pequiá são as melhores da Terra para bases e estruturas de construções pesadas de madeira maciça como: Telhados, pergolados ou barrotes para decks.
Se considerar a principal unidade de medida das madeiras de lei, a dureza Janka, Pequiá é superior em dureza e resistência ao comparar com outras madeiras clássicas do solo brasileiro: Jatobá, Massaranduba, Paraju ou qualquer outro exemplo.
Pequiá e muito visada em níveis mercadológicos pelas seguintes características técnicas:
- Durabilidade acima de 1 século
- Estrutura lisa
- Poucos furos
- Poucos vincos
- Resistência a insetos ou fungos
- Flexibilidade de uso
3# Pequiá pode ter quanto de diâmetro?
São quase 50 metros de altura máxima e 5 metros de diâmetro máximo em um tronco com grossura impressionante. Na floresta serve como um abrigo seguro a animais voadores. Gera frutos comestíveis.
A média geral nacional é de 40 metros na altura e 2 metros no diâmetro.
4# Por que madeira Pequiá é resistente a insetos xilófagos?
As fortes fibras estabelecidas em diferentes sentidos junto com a elevada densidade de quase 0.90g/xm³ são as principais razões que explicam os excelentes níveis de resistência nos troncos Pequiá, uma autêntica madeira de lei maciça brasileira.
Besouros, vespas, cupins, fungos e outros organismos não se sentem atraídos pelo material natural. Isso significa mais segurança e menos custos ao longo prazo com manutenção de estruturas para pergolado, telhado ou decks Cumaru e Ipê.
5# Madeira Pequiá tem qual cor?
Essa madeira imputrescível (que não apodrece) está em alta no mercado industrial. Os tons que podem ter de amarelo-pardo a até bege escuro geram uma tonalidade única, capaz de singularizar a proposta decorativa com as autênticas cores da natureza selvagem.
6# Qual a grossura da madeira Pequiá?
Manejadores legais já encontraram árvores Pequiá com até 15mm de espessura na casca grossa, embora no Brasil a média seja de 10mm, aproximadamente.
7# Por que Pequiá é a madeira com mais qualidade?
As principais características da madeira Pequiá estão em versatilidade e beleza estética impressionante de verdade.
As variáveis bordas curvas se juntam aos desenhos de mandala nos veios para garantir um encanto visual espetacular, inclusive ao considerar que tal matéria-prima pode receber tingimentos e verniz facilmente.
Os furos e vincos de chapas livres geradas pelo tronco único explicam a razão de a madeira Pequiá ser superior como estrutura para aguentar bastante peso sem envergar.
Essa madeira pode ser utilizada em bases para diferentes produtos. Exemplos:
- Pergolado
- Deck Cumaru
- Deck Ipê
- Telhados
- Esculturas
- Bancadas
- Prateleira
- Mesas
- Aparadores
8# Por que usar estruturas de madeira Pequiá?
O uso de Pequiá é uma forma de você garantir a segurança das construções e pessoas.
Exemplificando: Um deck Ipê requer uma estrutura Pequiá para não envergar ou quebrar nos próximos 100 anos, pelo menos, sem exagero de custos ou tempo para a manutenção preventiva por ser resistente naturalmente.
Além de versáteis, barrotes Pequiá são simples de pintar ou lixar. Também se trata de uma solução sustentável porque ao ser descartada não denigre o meio ambiente.
Uma vez que a resistência é superior você não terá que se preocupar com a constante troca de barrotes, tendo a disposição um material que combina fácil junto a diferentes propostas decorativas.
9# Quando a madeira Pequi entrou na moda?
Há centenas de anos nativos usam esse tronco para construir coisas pequenas, médias ou grandes.
Contudo, se considerar o mundo pós-moderno a tendência de usar Pequi como estrutura resistente e decorativa retornou por volta de 2008, quando as principais revistas de arquitetura enfocaram esse material nobre em áreas de luxo rústico.
10# Como comprar madeiras Pequi para estruturas?
Você não pode ver a primeira promoção que encontrar na internet, comprar mais barato e pronto. Lembre-se de que ao quitar pelo metro quadrado muito abaixo dos preços de mercado há grandes chances de o consumidor levar algo pirata ou ilegal.
A madeira maciça Pequiá utilizada para construir os produtos precisa da certificação do IBAMA, via DOF (Documento de Origem Florestal), o que garante que as práticas do manejo sustentável foram realizadas conforme a legalidade.
Enfim, ao considerar as 10 respostas acima você pode entender o porquê de características da madeira Pequiá serem as melhores para estruturas maciças.