Madeira Ipê para deck

Madeira Ipê para Deck: Características Gerais

Madeira Ipê para deck é a mais dura do mundo. Esta frase pode soar como sensacionalista, mas se trata da pura realidade científica.

Em dureza Janka, uma medida que serve também para medir o nível de dureza da madeira, a matéria-prima Ipê está no topo do ranking.

Isto quer dizer na prática que o deck para piscina exterior com composição de madeira Ipê pode resistir a: intenso tráfego de pessoas, incêndios, intempéries climáticas, extremo calor de climas desérticos, ataques de pragas ou fungos.

A resistência também é superior para pisos pronto Ipê, assoalhos Ipê mais tradicionais ou outras produções para decorar interiores e exteriores.

Um Pouco Sobre a Madeira Ipê para Deck

Deck Ipê.
Deck Ipê.

Já percebeu como um autêntico deck Ipê Tabaco possui tom oliva-escuro típico das decorações com charme rústico? Acontece que esta é a cor do tronco da árvore.

A resistência da madeira Ipê para decks e pisos pronto é assegurada, principalmente ao considerar que tal fonte natural das florestas de reflorestamento também pode ser usada na construção de móveis, assoalhos e outros produtos maciços.

As características técnicas a faz ter sempre alta demanda entre madeireiras de grande porte no Brasil ou internacionais.

Ipê: Um Símbolo Verde e Amarelo

Deck Ipê Tabaco.
Deck Ipê Tabaco.

Embora não existam mais florestas com este tipo de tronco nos dias de hoje, em livros de história o Pau-Brasil é um símbolo brasileiro da época do descobrimento.

Mas, atualmente este título se refere mais à madeira Ipê para decks. A beleza do tronco brasileiro mais exportado do Brasil se mistura com flores de diferentes cores na natureza, inclusive amarelo.

Gênero da Madeira Ipê

Deck para piscina.
Deck para piscina.

São quase 80 tipos de árvores distintas que pertencem ao gênero denominado Tabebuia. Da família Bignoniaceae, presente de modo comum nas florestas de reflorestamento e nos parques nacionais.

Detalhe: Certos catálogos classificam alguns troncos de madeiras Ipês no gênero Handroanthus.

Reconhecimento de Qualidade Desde Tempos Antigos

Armas de madeira Ipê.
Armas de madeira Ipê.

Nas épocas em que índios eram a totalidade dos habitantes no continente sul-americano as madeiras Ipê eram usadas nas construções de pequenas embarcações para rios.

O nome Ipê possui uma raiz indígena, cujo significado na língua portuguesa é “madeira com casca dura” ou algo do gênero.

Os historiadores também consideram este produto natural da natureza brasileira como a base das matérias-primas na composição de arcos e flechas pontiagudas.

O Uso da Madeira Ipê Resistente

Tronco madeira Ipê.
Tronco madeira Ipê.

Mesmo tendo constante contato com água os decks Ipê rajado e de outras versões podem resistir por décadas, sem problemas. É só seguir as indicações mais básicas para a limpeza diária e manutenção periódica.

Madeira Ipê com frequência está na composição até de janelas, portas, violões e outros instrumentos musicais.

O tom oliva escuro se mistura de um modo uniforme junto com algumas partes mais verdes. Não há brilho intenso ou cheiros fortes na superfície.

Um Trabalho para Profissionais

Árvore Ipê.
Árvore Ipê.

Embora seja um tipo de madeira de valor para madeireiras, trabalhar com Ipê é difícil, porque a dureza no material natural exige perícia e ferramentas especiais para alcançar perfeição nos cortes.

Por outro lado, especialistas concordam ao indicar que é simples realizar acabamentos, principalmente para aplicar produtos e lixar, o que explica porque pisos prontos Ipê são acabados com qualidade 5 estrelas.

Secagem Perfeita é Fundamental

Deck de madeira.
Deck de madeira.

O processo entre manejo e acabamento: a secagem precisa acontecer de forma adequada conforme os próprios segredos da madeireira, para a madeira Ipê também receber tratamentos que otimizam a durabilidade.

Enquanto as madeiras Ipê ainda estão secando é possível usar produtos para tornar mais eficiente a defesa natural aos fungos.

Uma vez que a madeira Ipê deve ser usada para caibros ou vigas é tratada com ainda mais detalhes para otimizar resistência a pragas e umidade.

Certificação da Madeira Ipê

Deck Ipê rajado.

As madeiras Ipê são abundantes em áreas autorizadas para manejos. Mas, ainda existem fabricantes que utilizam fontes ilegais da natureza, prejudicando o abastecimento às futuras gerações.

Sempre ao comprar deck Ipê ou assoalho Ipê é preciso ter a certeza que o produto possui certificação. Busque os certificados com lojistas antes de fechar negócio.

Apenas desta forma é possível ter a certeza de que sua compra não enriquece o crime organizado especialista no desmatamento ambiental.

Comparação: Ipê Vs. Cumaru

Piscina com decks.

No comparativo entre os decks de madeira o Ipê possui uma vantagem de 5% a mais no nível de dureza do que Cumaru.

Também por este motivo algumas ofertas de deck Ipê custam mais caras do que decks Cumaru.

Estudos indicam que decks Cumaru podem durar até 50 anos se a limpeza e manutenção estiverem em dia. Já decks Ipê duram 80 anos em média, inclusive quando instalados nas zonas externas da casa.

Os dois produtos podem ser renovados. A renovação inclui processo de lixamento antes de aplicar camadas no acabamento.

É possível renovar a madeira Ipê para deck no máximo 5 vezes. Já nos casos de Cumaru o limite é 3 vezes.

Na média o deck de madeira Ipê chega a custar 10% ou 20% mais caro que Cumaru.

Atenção: No mercado existem ofertas nomeadas como deck de madeira Ipê Champanhe. Mas, este produto na verdade se refere à madeira Cumaru com cores mais claras ligeiramente.

Nesta mistura mercadológica o clássico deck Ipê também pode ser nomeado como deck Ipê Tabaco 100% original.

A opinião dos especialistas converge ao considerar que vale pagar um pouco mais caro para ter uma resistência superior existente apenas na madeira Ipê. É menos custos e mais benefícios no longo-prazo.

Cuidados Essenciais com Deck Ipê

Decks Ipê.
Decks Ipê.
  • Na renovação, antes de aplicar outra demão procure raspar para retirar todos os vestígios das camadas antigas;
  • Limpe com água. Use óleos ou produtos químicos somente após a consulta com vendedores e fabricantes;
  • O acabamento da madeira deve estar presente nos 4 lados do deck Ipê;
  • Realize manutenção mais avançada anualmente.

Ao seguir estas dicas básicas aos cuidados você pode comprovar na prática como madeira Ipê para deck é boa.