Madeira Cumaru é boa ou não?

Madeira Cumaru é Boa ou Não?

Especialistas indicam que madeira Cumaru é boa para deck, assoalho e piso de madeira. Excelente também na composição de pergolados, brise de madeira ou forro lambri.

Resultados científicos em testes de laboratório indicam as principais vantagens deste tronco típico dos produtos madeirados luxuosos presentes nas capas das principais revistas sobre arquitetura e decoração.

Um Pouco Sobre a Madeira Cumaru

Madeira Cumaru é boa ou não?
Madeira Cumaru é boa ou não?

Cientificamente tem o nome de Dipteryx odorata (Aublet.) Willd., Leguminosae. Possui nomeações diferentes de acordo com as características culturais de cada região.

Muirapagé, Cumbari e Cambaru são apenas alguns dos outros nomes desta madeira resistente para construir decks Cumaru, pontes, ferramentas e escadas.

Além de estar presente no Brasil, inclusive Amazônia, a madeira Cumaru é natural em regiões como Venezuela, Colômbia, Guiana, Bolívia, entre outras nações.

Apresenta rico tom castanho claro com amarelo, uma combinação tropical capaz de enobrecer a estética dos pisos prontos Cumaru.

Tendo em vista que países na Europa e Estados Unidos importam com frequência esta madeira do Brasil se pode dizer que brasileiros pagam preços mais baratos na comparação aos públicos internacionais em compras de:

  • Piso de madeira maciça Cumaru;
  • Deck Cumaru Ferro;
  • Deck Cumaru Extra;
  • Deck Cumaru Rajado
  • Assoalho Cumaru,
  • Piso Pronto Cumaru;
  • Forro Cumaru;
  • Brise Cumaru.

Por que Madeira Cumaru é Boa?

Madeira Cumaru é boa?
Madeira Cumaru é boa?

Cientificamente, madeira Cumaru é boa por causa dos excelentes níveis de dureza Janka em 9787, números que perdem apenas para a madeira Ipê na dureza.

Oferece mais durabilidade nos pisos e decks do que as madeiras convencionais. Matéria-prima resistente contra fungos ou insetos capazes de deteriorar assoalhos e móveis.

Identificação da Madeira Cumaru

Como identificar madeira Cumaru.
Como identificar madeira Cumaru.

Por causa da qualidade reconhecida, até por decoradores experientes em decorações de ambientes exteriores e interiores, existem diversas ofertas no mercado de decks ou piso Cumaru.

Mas, parte dos estoques não tem Cumaru de verdade na composição: É pura propaganda enganosa.

Neste sentido é importante compreender algumas dicas essenciais para identificar a madeira nos assoalhos e móveis:

  • Cumaru tem porosidade difusa e poucos vasos visíveis ao olho humano.
  • Tons castanho-claro-amarelo no cerne;
  • Ausência de odores;
  • Existem raios de 3mm por mm, finos e presentes de uma forma extensa.
  • Pouco brilho lustroso na superfície;
  • Acarreta níveis de textura entre fino e médio.

Se você perceber que o seu deck Cumaru ou piso Cumaru não possui esta madeira de verdade realize a troca imediata direto com vendedores.

Ambientes Interiores e Exteriores

Piso pronto Cumaru.

Pisos Cumaru são puro-luxo quando usados em decorações de salas faraônicas ou quartos grandes de casal. Mas, será que este tipo de assoalho 100% maciço também serve para áreas externas?

Sim, você pode usar por exemplo decks Cumaru em piscinas, churrasqueiras, jardins, entre outros ambientes, ganhando na durabilidade sem perder as vantagens da madeira nobre.

Tudo Começa na Procedência do Plantio

Decoração com madeira Cumaru na parede.
Decoração com madeira Cumaru na parede.

É importante comprar deck Cumaru ou qualquer outro piso com esta madeira direto das lojas que fornecem produtos certificados.

Certificações nacionais ou internacionais garantem que a madeira foi retirada da natureza legalmente. A extração de Cumaru é permitida somente das florestas de reflorestamento, jamais dos outros locais naturais de manejo não autorizado.

As mudas surgem via processo de sementes e estacas. No sistema de estaquia a reprodução acontece de modo mais lento na comparação com semeadura.

A germinação via sementes ocorre no máximo em trinta dias, ao passo que mudas após noventa dias estão preparadas aos plantios definitivamente.

Depois dos dois anos a muda pode alcançar o tamanho de um metro e meio, aproximadamente.

Em regiões de terrenos diferenciados como Nordeste brasileiro o desenvolvimento da árvore Cumaru-Verdadeiro se associa às outras espécies: Sabiá, pau-branco e outros exemplos.

Madeira Cumaru Dura Quanto Tempo?

Escada e pisos Cumaru.
Escada e pisos Cumaru.

Postes, dormentes ferroviários e pontes são construções viáveis com esta madeira que garante alta durabilidade em decks residenciais ou pisos prontos Cumaru.

Dura mais de 12 anos no contato direto com o solo.

Em decks sustentados e pisos Cumaru com contrapiso estruturado a madeira consegue obter uma duração de 50 anos, desde que as regras básicas de manutenção sejam colocadas em prática na superfície.

Pisos e decks com madeira Cumaru são simples de limpar apenas com vassoura de pelos leves ou aspirador de pó.

A secagem da madeira Cumaru antes de se tornar piso precisa ocorrer na forma artificial, em um processo útil para diminuírem as incidências do empenamento ou das rachaduras.

Madeira Cumaru é Boa para Pergolado?

Pergolado Cumaru

À primeira vista parecem ser apenas outro elemento adicional na decoração, mas os pergolados possuem algumas características funcionais – um ambiente adicional coberto na área externa da propriedade.

Pergolados permanecem expostos às intempéries climáticas e também aos intensos raios solares dos países tropicais como Brasil. Motivos necessários para ter madeira resistente contra os ataques de pragas ou fungos.

Para uma estrutura robusta no pergolado os especialistas indicam usar madeira aparelhada com acabamento uniforme.

A madeira Cumaru é boa para pergolado porque possui dureza que se enquadra à norma NBR 7190, na classificação C60.

As fibras entrelaçadas e os espaçamentos mínimos de vasos entre si das madeiras Cumaru ajudam para as ações do tempo não gerarem prejuízos na composição do pergolado facilmente.

Até países com neves intensas no inverno possuem a madeira Cumaru no pergolado e deck, tendo em vista a durabilidade superior na matéria-prima.

Pergolado Resistente e Decorativo

Pergolado Paraju.
Pergolado Paraju.

Cumaru já possui resistência superior naturalmente. Quando tem produtos adicionais para proteger e ficar mais durável a resistência e a conservação ganham um reforço extra significativo. Assim, o piso dura meio século.

O uso da madeira Cumaru permite uma construção mais bela, durável, robusta e resistente. Se os decks tiverem esta mesma matéria-prima existe ainda um ganho estético, favorecendo na beleza da decoração.

Também existem outras opções alternativas ao uso de Cumaru. Por exemplo, a madeira Paraju custa preços mais baixos e serve como alternativa aos pergolados.

Moral da História

Madeira Cumaru em banheiras.
Madeira Cumaru em banheiras.

Madeira Cumaru é boa para decks e assoalhos conforme informa a maioria dos especialistas ou estudos científicos.

Atenção: É preciso saber identificar a matéria-prima nos pisos Cumaru com objetivo de evitar “enganos” que diminuem o verdadeiro valor do investimento.

Portanto, compre apenas de madeireiras online confiáveis!