Talvez os piratas antigos não imaginavam que o piso de madeira onipresente nas suas embarcações fosse fazer parte dos assoalhos das melhores mansões futuramente.
Após a Revolução Industrial se pode dizer que a madeira como material para piso ou deck se tornou popular nas melhores propriedades, principalmente por causa das inúmeras vantagens, desde preço até durabilidade.
Você já percebeu que pisos de madeiras combinam às mais diferentes decorações? Cadeiras, mesas, vasos, enfim, os móveis parecem ficar mais belos quando estão em cima de um assoalho madeirado, que remete ao contato com a natureza.
Deck de madeira para ambientes luxuosos
O poder de impermeabilidade representa um dos pontos positivos mais destacáveis para decks de madeira, que na prática simbolizam o grande ralo capaz de deixar o ambiente sem poças de água e seguro ao tráfego de pessoas.
Ao sustentar os decks por pilastras se preserva a qualidade do solo, mantendo a vegetação nativa sem alterações que prejudicam o ecossistema.
Deck como alternativa de pisos
Nos dias de hoje deck de piscina é usado como portões, mezaninos e assoalhos. Vale destacar que os valores das réguas de decks no mercado são mais baratos que das tábuas de pisos.
Atualmente os que possuem melhor acabamento são decks f/f (fêmea/fêmea), instaláveis com presilhas para não deixar pregos aparentes.
Ao bem da verdade, deck de madeira é incomparável por causa de preço, versatilidade, capacidade de ampliar espaços e outras vantagens às pessoas que frequentam uma casa ou um escritório.
Se por um lado as crianças se divertem com brincadeiras na área externa da propriedade de forma mais segura, do outro os adultos organizam refeições, carteados, churrascos, tocam violão ou apenas tomam sol, desde que existam decks de madeira no ambiente.
Dicas para comprar piso de madeira e deck de madeira
A: Opte por madeiras de reflorestamento e compre apenas das madeireiras que não exploram a natureza ilegalmente;
B: Antes de comprar conheça um pouco sobre a madeira para saber se há resistência contra fungos ou insetos;
C: Compre deck de madeira f/f e instale sem precisar gastar dinheiro com técnicos-instaladores.
Melhores madeiras para piso e deck de madeira
1 # Piso de madeira Cabreúva
Tonalidade castanha, um pouco vermelha. Conhecida pela dureza. Tem densidade alta ao comparar com as principais matérias-primas no mercado das madeiras de reflorestamento.
Possui durabilidade consagrada e uma defesa natural aos ataques de fungos e percevejos.
2 # Cumaru: Dipteryx odorata (Aublet.)
Destaque entre as melhores matérias-primas para compor piso de madeira e deck de madeira. Cor castanha, tendenciada ao amarelo. Sem cheiro ou gosto. Acarreta textura fina e superfície lustrosa.
Uma escolha quase sempre presente na lista dos melhores decoradores conhecidos por oferecer produtos arquitetônicos duradouros, tendo em vista que a madeira Cumaru possui defesa qualitativa aos ataques de organismos xilófagos.
3 # Jatobá: Hymenaea sp.
Em termos de cor há castanho-amarelo e castanho-vermelho. Embora seja suscetível aos perfuradores marinhos, a madeira Jatobá tem resistência acima da média contra a incidência de fungos geradores de podridão.
Pregos, parafusos, colas, enfim, esta madeira é fácil de trabalhar e tem uma superfície indicada aos acabamentos com lustre, tinta ou verniz.
4 # Maçaranduba: Manilkara spp
Grande parte das madeiras do gênero tem resistência até mesmo contra os ataques de cupins subterrâneos, além de ser resistente ao apodrecimento.
Tem cor vermelha um pouco clara que escurece conforme o tempo. Vida útil que ultrapassa os 8 anos.
Uma vantagem deste tipo de madeira é que recebe verniz ou outros tipos de acabamentos sem nenhum problema.
5 # Ipê Tabebuia spp
Peúva, ipê-amarelo e ipê-una são outras designações para a madeira Ipê. Se diferencia por causa da cor única que une castanho, esverdeado e amarelado.
Tem densidade alta. É dura ao corte, embora acarrete textura fina.
Fungos, cupins e outros organismos xilófagos não incidem sobre a madeira Ipê, que tem resistência até nos ambientes marinhos considerando os ataques de organismos perfuradores.
Com uma super resistência ao apodrecimento, pode durar 10 anos em média. Possui nível médio na capacidade de trabalho nas madeireiras e oferece facilidade para parafusos ou pregos.
Cabreúva, Cumaru, Jatobá, Maçaranduba e Ipê estão entre as melhores madeiras para piso de madeira e deck de madeira.